Centro de Estudo
Educação e Promoção da Saúde
Centro de Estudos

Teresa Cotrim

Doutorada em Ergonomia pela Universidade Técnica de Lisboa em 2008, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa em 2000, Licenciado em Ergonomia pela Faculdade de Motricidade Humana em 1995 e Bacharel em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão em 1988.

Docente do Departamento de Ergonomia, atual Secção Autónoma de Ergonomia, desde 1996, e investigadora efetiva do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) desde 2013, onde tem desenvolvido investigação na área do Envelhecimento, Capacidade de Trabalho e Fatores Psicossociais, tendo colaborado na adaptação e validação para Portugal dos instrumentos “Índice de Capacidade para o Trabalho – Portugal e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa” (2006) e “Copenhagen Psychosocial Questionnaire II” (2011) no âmbito de projetos financiados pela FCT e liderados pelo Professor Carlos Fernandes da Silva (Universidade de Aveiro). Atualmente, lidera a equipa de validação do COPSOQ III para Portugal.

Coordenadora da Secção Autónoma de Ergonomia, da Faculdade de Motricidade Humana, desde Março de 2019; representante de Portugal na Associação Internacional de Ergonomia (IEA) desde Agosto de 2018; representante de Portugal no Centro de Registo do Ergonomista Europeu (CREE) desde Junho de 2020; e Coordenadora da Sub-Comissão – Ergonomia da CT 42, no âmbito do Organismo Setorial de Normalização na área da segurança e saúde no trabalho, desde Novembro de 2018.

Informação Adicional
Categoria: Professor Auxiliar
Telefone: 214149132
Extensão: 475132